Você vende alguma coisa? Entenda como definir seu público de interesse e por que isso pode te ajudar a vender mais.

       Nas aulas de marketing tinha um professor que dizia que quem quer falar com todo mundo não consegue conversar com ninguém. Ele usava essa frase para enfatizar a importância de se ter o direcionamento do produto para um mercado específico e ter clareza de quem é teu público de interesse, ou seja,  teu cliente.

        Daí você pode dizer: - Ah, será que eu preciso saber isso? Meu negócio é pequeno e isso é coisa de marca grande. Ou tem gente que diz: - Essa minha atividade é secundária, ou seja, tenho meu emprego até sonho em viver disso, mas, não sei se rola! E ainda o que comenta: - Eu faço e vendo praticamente por hobbie, não dá para viver disso. Bom, se você aprender como definir e trabalhar seu público de interesse pode ter certeza de que seu negócio - tenha o tamanho que tiver - tem grandes chances de bombar. Quer conhecer os sete passos práticos para começar definir o público de interesse?

        Hoje o post é um exercício prático. Pegue uma folha de papel e responda os pontos abaixo sobre o teu negócio.

Parte 1 de 3
Teremos mais dois post sobre esse assunto porque serão 3 exercícios no total. Eu aprendi algumas técnicas em uns cursos que fiz e depois de aplicar na marca que criei (Clau Natural), senti um diferença gigantesca. Melhorou o engajamento nas redes sociais e principalmente a conversão em vendas.

Estabelecendo o perfil demográfico, geográfico e psicográfico

Vamos pensar juntos no perfil do cliente, já que, entender isso ajuda a fazer uma comunicação mais redondinha e mais efetiva.

1- Qual é  o sexo do público de interesse?

Sua resposta:

Exemplo: mulheres

Eu escolhi que vou focar nas mulheres. Para sustentar essa decisão, eu  fiz algumas pesquisas e encontrei um estudo da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e na comparação entre os sexos, os resultados mostram que as mulheres tendem a se alimentar melhor, fazem mais exercícios físicos, se preocupam mais com aparência, vão mais ao médico, fumam menos e, por isso, tendem a viver mais. Lembrando que isso não significa que não vou vender pessoas de outros gêneros. Entendido?

Uma das razões que também sustentaram a escolha do sexo feminino, é que as mulheres são a maioria em São Paulo. O IBGE informa que a capital paulistana tem quase 600 mil mulheres a mais que os homens. Acredita?

2 - Qual é a faixa etária?

Sua resposta:

Exemplo: de 30 a 45 anos

Nas faixas etárias você pode considerar um espaço de tempo entre 10 até 15 anos.  A respeito da minha  preferência da faixa etária entre 30 até 45 anos foi embasada em vários estudos e um deles foi do site Sabor Integral Consultoria em Nutrição, segundo a pesquisa que li, as mulheres nesta fase da vida precisam ter uma dieta mais equilibrada, ingerir menos calorias e consumir alimentos mais nutritivos por conta da queda de metabolismo e do funcionamento intestinal deficitário. Como meus doces são para pessoas com restrição alimentar, é geralmente nessa faixa etária que começa a surgir as intolerâncias alimentares. 

De novo, não estou dizendo que não vou atender gente de outras idades, mas precisa segmentar. Sabe por quê? Um post no Face escrito para mulheres de 35 anos não tem o mesmo tom de voz que uma mensagem para garotas de 18. Se você sabe a faixa etária, você tem mais noção do que dizer e como dizer.


3 - Mora onde?

Sua resposta:

Exemplo: São Paulo (Bairros: Vila Prudente, Moóca, Anália Franco, Ipiranga e algumas outras regiões).

Como eu cheguei que esses seriam os bairros? Como trabalho por encomendas, quero divulgar meu produto para quem mora mais perto porque isso facilita a entrega. Na hora de fazer post patrocinado no Face, por exemplo, eu consigo escolher o bairro onde eu quero divulgar e isso deixa a campanha mais efetiva. 

No site das subprefeituras tem muitos dados importantes sobre número de moradores, classe social, características do lugar e etc. Nos jornais e blogs dos bairros tem muita informação também e tudo isso ajuda a justificar a escolha. Conhecer o bairro onde seu cliente vive te ajuda a entender mais sobre ele.

4 - Qual estado civil? 

Sua resposta:

Exemplo: casadas e divorciadas

Estabeleci que meu público de interesse são mulheres casadas e divorciadas por conta de uma análise que fiz relacionando a faixa etária e outros pontos. De fato, as clientes que compram comigo são, na maioria, casadas e divorciadas. Estado civil é um ponto importante porque diz muito sobre os hábitos do público de interesse e isso ajuda a pensar na rotina que a pessoa tem. Lembre-se pensar no dia-a-dia do teu cliente te auxilia  a vender melhor pra ele.

5 - Qual é a classe social?

Sua resposta:

Exemplo: B

Bom, pode-se afirmar que a definição da classe social está  relacionada a sua orientação de preço do produto ou serviço. Eu defini que seria a classe B porque infelizmente os insumos para produzir as receitas dos meus doces são mais caros. Para se ter ideia, a fécula de batata custa mais que o dobro em relação a farinha de trigo.  A consequência disso é o encarecimento do doce dificultando o consumo frequente em classes de menor poder aquisitivo. Fazer o quê! Como diriam os franceses: - Cést la vie!
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6 - Qual escolaridade?

Sua resposta:

Exemplo: Ensino superior

Tem alguns fatores importantes para eu ter escolhido pessoas com ensino superior. Uma delas foi um estudo do Mistério da Saúde que constatou que pessoas com maior escolaridade tendem a adotar uma rotina alimentar mais saudável. Mesmo que meu foco seja a restrição alimentar, ou seja, pessoas que são intolerantes a glúten, lactose ou que optaram pelo veganismo,  existe uma tendência por aí a adoção desses tipos de dietas.

7 - Por quais temas esses público se interessa?

Sua resposta:

Exemplo: assuntos relacionados a alimentação saudável, sustentabilidade, realização pessoal e profissional. 

Aqui, o exercício é olhar para o seu produto ou serviço, verificar as outras descrições acima e traçar os temas. Bom, pensar nos assuntos que despertam interesse do público pode ser muito útil para te ajudar a desenvolver conteúdo relevante para atrair e manter o seu cliente.

   Trabalhar o marketing digital é imprescindível e não é nada fácil. Você sabe!  Tem um monte de empresa grande patinando porque achou que era só criar as páginas nas redes sociais e tudo resolvido. Ledo engano! Curtidas não valem muito e o que conta mesmo é gerar engajamento, ou seja, as pessoas comentarem e compartilharem. Com tanto bombardeio de informação essa tarefa é árdua. Mas, estamos juntos nessa e vou dividir com vocês técnicas que aprendi sobre redes sociais que vêm melhorando muito meu negócio.
   

       Nos próximos posts vamos fazer juntos o Buyer Persona, que nada mais é que do que destrinchar as informações que preenchemos acima.  Num último post vamos fazer o Storietelling que se resume em contarmos um historinha com todas essas informações que fizemos nos posts anteriores buscando personificar o nosso público de interesse. Saiba que todas as grandes marcas que você admira fazem esses estudo todos.


       Pronto! Se você fez o exercício já andou uma boa parte do caminho, e sem querer ou talvez sem saber, você fez umas das coisas mais importantes em marketing que é tentar entender pra quem você vende, ou pra quem quer vender. Isso é primordial! Vai fazer toda a diferença na sua comunicação, assim como tem feito na minha.

Se ficar com dúvida, entre em contato comigo.




    Imagem do quadro Marilyn pintado pelo artista Andy Warhol em 1967.
    

Aqui, Marilyn representa um produto da cultura de massas que foi tema retratado no movimento artístico Pop Art. O que isso tem haver com público de interesse? Bem, parece tudo igual, mas é tudo diferente.

Bjos

Claudiane Rocha










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