Gosta de fazer pão caseiro, mas não conhece lecitina de soja? Esse post é pra você.

        Eu amo fazer pão e imagino que se você tem interesse neste post também deve gostar. Afinal, estamos falando do alimento mais antigo do mundo e um dos mais consumidos na face da terra. Minha mãe sempre fez pão caseiro, mas só em dias quentes. Segundo ela, nos dias frios o pão não costuma ficar bom. O pão da minha mãe as vezes ficava bom, mas de vez em quando virava uma pedra. Juro! Se jogasse em alguém era capaz de machucar.

       E tem mais, quando a receita da minha mãe dava certo tinha que comer o pão em um ou dois dias porque o bicho ficava seco depois disso. Sabe aquela sensação de estar comendo um punhado de farinha? Então! Se você tem costume de tentar fazer pão sem glúten sabe exatamente ao que estou me referindo. Pois bem, se a farinha de trigo já precisa de lecitina de soja para ajudar a deixar o pão macio por mais tempo, imagine os pães com essas farinhas secas dos infernos? 

       Vamos falar da lecitina de soja. Bom, ela vem dos grãos de  soja, acho até ai nenhuma novidade! Certo? O produto é natural, aliás, tem muita gente tomando cápsulas de lecitina de soja porque ela ajuda no combate ao colesterol e previne contra doenças degenerativas, mas é bom lembrar que lecitina que vai no pão não é essa da cápsula e sim a de uso culinário. 

       A versatilidade da lecitina de soja fez com que o mercado alimentícios se interessasse pelo seu uso na panificação. Esse componente funciona como emulsificante, estabilizante, espessante e conservante natural deixando as massas mais elásticas, uniformes conferindo aos pães mais umidade por mais tempo.  Ela também ajuda no crescimento do pão trabalhando como se fosse um ''segundo fermento'' (para não dizer um viagra dos fermentos).

      Outra coisa boa da lecitina é que ela é o melhor substituto para o ovo  em pães veganos por causa da sua função de emulsificar os ingredientes no processamento. Eu já testei em pães veganos e funciona mesmo! Deixei de lado esse negócio de linhaça, purê de inhame, chia, etc. Nada disso! Vai de lecitina!

       Como usar a lecitina? Eu uso a lecitina de soja em pó ou a líquida nas proporções recomendadas pelo fabricante quando o uso trigo. Normalmente você vai colocar de 1% em relação quantidade da farinha utilizada na receita. Se a massa pedir um quilo de farinha você vai colocar 10 gramas. Conta simples!

       Já nas massas sem glúten eu dobro a proporção de lecitina de soja porque as farinhas de arroz ou fécula de batata, por exemplo, não tem o glúten que é um componente fundamental para dar elasticidade na massa e são farinha muito secas, ou seja, a umidade do pão vai embora quando assa. Para você ter ideia, o trigo tem 13% de água e as farinhas que citei acima não chegam a 8%. Antes da lecitina, as receitas que fazia de pão ficavam secas e esfarelentas. 

          Onde comprar? Bom, vende em casas de produtos para confeitaria e panificação ou lojas de produtos naturais. Eu moro em São Paulo, eu sei que tenho muitas opções, mas pra quem mora mais distante desses centros de distribuição pode comprar online tem dezenas de mercados que distribuem é só pesquisar. Eu recomendo o site da loja Santo Antonio, eu compro lá.

           Conhecer a lecitina de soja me fez parar com as orações que fazia durante o preparo de pão pedindo a Deus para ele ficar fofinho. Acho que os céus ouviram minhas preces e de tanto pesquisar eu descobri esse insumo maravilhoso que não pode faltar na minha dispensa. Agora eu faço o pão e já sei que vai ficar macio  e toda vez que sinto o cheiro de pão quentinho assando no forno só penso em uma coisa: passar um café! Aceita?

Bjos

Claudiane Rocha
                                                       Pão sem glúten e lactose







Comentários