Por que o planejamento é essencial para quem quer empreender?

        Você sabia que os jovens brasileiros estão entre os mais interessados do mundo quando o assunto é abrir o próprio negócio?  Uma pesquisa, desenvolvida em 2016 pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, revela que uma das principais motivações para empreender estão relacionadas ao desejo de trabalhar sem chefe.

    Bom, depois de toda a curva de aprendizado que tive com empreendedorismo posso dizer que, se seu objetivo em empreender estiver voltado ao fato de trabalhar sem chefe, aí vai um alerta: é melhor continuar com a sua carteira assinada. Sabe por quê? Hoje, no seu trabalho você tem um chefe e como empreendedor você terá vários. Sério! Um desses chefes (e o mais exigente) você vai chamar de cliente. Quer saber mais? Esse chefe (cliente) não vai te chamar na mesa dele para te dar feedback sobre a tua entrega. Se ele não estiver satisfeito, ele simplesmente não compra mais! Se você tiver sorte, ele não avisará as outras pessoas que o seu serviço ou produto piorou. 

        A frase que mais ouvi falar quando converso sobre empreender é: - é bom porque vou pode fazer meu horário, né? Doce ilusão! Na verdade, quando você trabalha para uma empresa é que você tem carga horária definida. Normalmente, eu explico para a pessoa: - se você quer trabalhar menos, continue no seu serviço porque como empreendedor você trabalhará muito mais do que no regime CLT. 

       Vamos considerar que seu desejo em empreender não esteja limitado a trabalhar menos e trabalhar sem chefe, e sim relacionado a busca por realização profissional. Daí, talvez possa valer a pena pensar no assunto. Esses dias, fui falar com minha mãe sobre realização profissional e ela me respondeu: - deixa de besta menina, você acha que se serviço fosse bom, alguém te pagaria para fazer? Minha mãe pode até ter razão, mas eu fiz publicidade e sempre gostei muito das atividades que exercia e acho que não tem castigo pior do que passar a maior parte da sua vida desenvolvendo tarefas com as quais você não se identifica. 

       Vale ressaltar que, empreender não se limita em criar uma marca e você pode empreender na empresa em que trabalha. As companhias, inclusive, despertam interesse por profissionais com essa atitude e visão empreendedora (é a sensação do RH no momento). Segundo o que ouvi nas entrevistas de emprego, quem tem um perfil empreendedor tem um olhar e atuação de ''dono'' ou ''ownership''.     

       O Brasil é um país de empreendedores e pode-se considerar o interesse dos jovens em iniciar um negócio como uma grande oportunidade para estimular a economia e favorecer mais inovação nos diversos setores. Eu não sabia, mas  o motor de crescimento da economia brasileira é movimentado pelas pequenas e médias empresas (mais de 80%), sendo assim, é relevante que haja incentivos para que a vontade de empreender saia do papel.

       Eu já ouvi falar que o brasileiro lida muito bem no improviso, mas é deficitário em planejamento. No Sebrae eu fiz muitas oficinas (todas gratuitas) e numa delas me disseram que fazer um plano de negócios pode aumentar em 60% as chances de sucesso da nova empresa. Realizando os estudos você consegue ver no papel a viabilidade de abrir o negócio e fazer as adequações necessárias. Vale lembrar que, esta pesquisa não elimina as possibilidades de fracasso, mas com certeza é muito mais barato ver no planejamento o que pode dar errado. Eu, por exemplo, coloquei no plano ter uma loja física, mas quando fui fazer todas as contas, vi que era inviável. Se fosse para seguir com o projeto, seria muito mais rentável trabalhar de portas fechadas, por encomendas e usando a internet.   


      Empreender também está relacionado a sonho, todo empreendedor tem um lado sonhador. Eu aprendi que para o sonho não virar pesadelo planejamento é indispensável. E se você tem vontade de abrir alguma, faça o plano de negócios antes. Procure o Sebrae! Assim, você poderá aumentar as suas chances de fazer parte das estatísticas  das empresas que não morrem nos primeiros meses.
  
Continue acompanhando as histórias. 





Fonte: Bortman



Claudiane Rocha



Fontes: 

Imagem:www.bortman.com.br

Sebrae: Aprenda a fazer um plano de negócios 
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/artigos/aprenda-a-fazer-um-plano-de-negocio,30a20170a8c86410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Sebrae: Causa Mortis
https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Anexos/causa_mortis_2014.pdf

BRANCO, Leo. Grandes Números: Empreendedorismo jovem em alta. Exame, São Paulo, v. 1130, n. 2, p.17-17, 1 fev. 2017. Quinzenal.




Comentários